Clarice Lispector: uma poética do corpo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Campos, Juscilándia Oliveira Alves
Orientador(a): Herreira, Antônia Torreão
Banca de defesa: Ribeiro, Carlos Jesus, Patrício, Rosana Maria Ribeiro, Santos, Alvanita Ameida, Telles, Lígia Guimrães
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27255
Resumo: Clarice Lispector acentua, em sua obra, uma diversidade de formas de atuação do corpo. Este, em consonância com os sentidos, é fonte de apreensão do mundo e revelador da própria realidade que o cerca. É com base na conscientização do corpo e na aceitação das suas exigências, que as personagens se desnudam e caminham em busca do autoconhecimento e da construção de suas identidades. Nas diferentes relações sexuais, como triângulos amorosos, dentre outras situações, o corpo, guiado pelos instintos, potencializa as sensações, dores, prazeres, violência e desejos, que determinam, sustentam ou destroem a harmonia da convivência dessas relações. Observa-se também o corpo de personagens femininas velhas que reclamam por satisfação dos apelos carnais. Outra face do corpo na ficção de Clarice Lispector se descortina por meio do embate visual entre o humano e o animal. Além disso, o corpo capta odores que atraem, repulsam, revitalizam, embriagam ou desfalecem o ser, o que o torna uma representação do olfato intensamente aberto ao mundo e pronto para capturá-lo. Considerando tais pontos de referência, este estudo tem como objetivo discutir a dimensão das imagens corporais na obra de Clarice Lispector, observando suas particularidades e incidência.