PORTAS ABERTAS: um trabalho de voz, musicalidade e composição sob o estímulo da música contemporânea

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Hamad, Ana Flávia Andrade
Orientador(a): Bezerra, Antônia Pereira
Banca de defesa: Vargens, Meran Muniz da Costa, Oliveira, George Mascarenhas de, Rosa, Laila Andresa Cavalcante, Pinto, Pedro Arnaldo Henriques Serra
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25332
Resumo: Proponho, nesta pesquisa em processo criativo na área de Artes Cênicas, um trabalho de voz para a cena, tendo como eixo a musicalidade. Entendo que todo som, ruído, melodia, palavra, silêncio, gesto podem vir a ser música, se construídos nesse intuito. É sobre essa visão ampla de musicalidade que me debruço, entendendo que o ator e a atriz, ao trabalharem a sua musicalidade, podem vir a ser um ator-compositor e uma atriz-compositora. O ator e a atriz desenvolvem-se como uma linha melódica em meio a outras tantas vozes da cena. No trabalho dessa musicalidade, inspirada no gênero musicateatro, busco um caminho de exploração vocal/corporal que teve na música contemporânea o seu estímulo poético. Essa construção poética vocal foi a chave com a qual pude abrir portas para a pergunta de ser esse um possível caminho de estratégia composicional contemporânea. A música é estímulo/força motriz e é actante/matriz de uma composição, cuja origem está no teatro, no ator e na atriz. Elenco, portanto, cinco princípios que considero fundamentais para a minha proposta de trabalho de voz, musicalidade e composição que são: a voz-corpo-em-vida, a escuta ativa, a polifonia, a atitude criacional e a dissonância. Nesta pesquisa, como forma de investigar tais ideias, realizo dois experimentos: o primeiro, intitulado Metamorfoses de uma turbulência externa, foi feito com um grupo de atores e atrizes; o segundo, Portas Abertas: a paixão segundo V.H., que confere título a essa tese, foi um solo-performance da própria atriz-pesquisadora-professora, autora dessa tese. Essa escrita acompanha as imagens audiovisuais dos experimentos e seus processos, pois, isoladamente, não conseguiria comunicar tanto quanto quando associada às imagens cinéticas e sonoras.