Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Jastes, Éder Robson Mendes |
Orientador(a): |
Martins, Suzana Maria Coelho |
Banca de defesa: |
Martins, Suzana Maria Coelho,
Costa, Eliene Benício Amâncio,
Loureiro, João de Jesus Paes,
Fares, Josebel Akel,
Bastos, Renilda |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27318
|
Resumo: |
Este estudo visa investigar, descrever e analisar O Zimba considerado sinônimo do Carimbó. Busca compreender a sua situação histórica e geográfica registrada em documentos e também nas memórias dos sujeitos culturais da Microrregião do Salgado Paraense, em especial nos municípios de Vigia de Nazaré e Maracanã. Procura registrar as vivências de expressões da teatralidade do nativo e da sua criatividade gestual espetacular nos festejos comuns aos caboclos na Amazônia Brasileira, apontando suas matrizes estéticas e elementos constitutivos de novos significados relevantes ao registro da memória imaterial de nosso povo. Desse modo, ratifica sua palavra, sua identidade, sua história, sua alteridade. Apresentando os episódios da trama do trajeto antropológico de seus ancestrais que percorreram e fizeram o Zimba chegar ao Brasil, em terras da capitania do Pará e Maranhão e depois as terras dos hoje Estados do Pará e do Amapá. |