Caso Divina: série de ficção televisiva e seu trajeto criativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: SILVA, GILDON OLIVEIRA
Orientador(a): MENDES, CLEISE FURTADO
Banca de defesa: SOUZA, MARIA CARMEM JACOB DE, BORGES, PAULA ALICE BAPTISTA, LEÃO, RAIMUNDO MATOS DE, ALBUQUERQUE, MARCOS BARBOSA DE
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27921
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões teórico-críticas a partir do trajeto de criação do projeto da série de ficção Caso Divina, que se insere no gênero policial investigativo, com sete episódios por temporada, média de duração de 60 minutos por episódio, abordando a temática de crimes de ódio. Foram considerados alguns eixos norteadores para a análise e discussão dessa obra artística, em seu processo de elaboração. Dentre eles, destacam-se: a necessidade de compreensão das circunstâncias concretas de produção e veiculação que podem condicionar os contornos da obra para inserção no campo audiovisual; as questões relativas à autoria nesse campo específico, ou seja, o modo de participação e as práticas profissionais do roteirista na criação e no desenvolvimento da ficção seriada audiovisual; a reiteração de certos padrões de composição das séries de ficção, que colocam o desafio de manter certas referências para o espectador, e ao mesmo tempo apostar em inovações dramatúrgicas no engendramento de estratégias para atrair e manter o interesse da audiência; o uso de elementos de organização da narrativa que possam prolongar a exibição da série, criando maior dependência entre os episódios; a exploração da personagem como recurso dramático e instância ficcional intimamente ligada à tessitura da intriga e à composição dos diálogos. A sinopse de Caso Divina apresentada na Parte II desta tese consta de: storyline; arcos dramáticos; descrição da trama principal e das tramas secundárias; sinopses dos episódios, perfil das personagens; lista de cenários e locações e o roteiro do primeiro episódio da temporada.