Gurgalha: um coronel e seus dependentes no sertão baiano (Morro do Chapéu, século XIX)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Ferreira, Jackson André da Silva
Orientador(a): Reis, João José
Banca de defesa: Pires, Maria de Fátima Novais, Castillo, Lisa Earl, Neves, Erivaldo Fagundes, Amaral, Sharyse Piroupo
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23402
Resumo: Este trabalho analisa as relações de dependência pessoal entre senhores e dependentes no sertão baiano oitocentista. A hipótese central é de que os subalternos tinham clara noção de sua condição dentro da sociedade e, valendo-se do paternalismo, buscavam obter dos senhores vantagens para si e suas famílias. Defendo que as relações entre senhores e subalternos eram construídas levando em conta a confiança, a proteção e sentimentos afetivos, muitas vezes, difíceis de mensurar. Para entender a dependência no mundo rural baiano, segui as trajetórias do casal Soares da Rocha e de alguns de seus dependentes (escravos, libertos e ex-agregados). Formado pelo coronel Quintino Soares da Rocha e dona Umbelina Adelaide de Miranda, o casal era o mais rico proprietário de terra, maior produtor de gado vacum e cavalar e principal escravista da vila de Nossa Senhora da Graça do Morro do Chapéu (Chapada Diamantina). Isso permitiu a ele adquirir centenas de dependentes. Para (re)construir as experiências do casal e dos dependentes usei uma gama variada de documentos, como: livros de notas, registros eclesiásticos (batismos, casamentos e óbitos), inventários e processos criminais. Apliquei o método da ligação nominativa. Empregado nos estudos de micro-história, biografia e trajetórias, o método possibilitou, também, entender as redes familiares de escravos, libertos, homens livres pobres e seus descendentes, compreender que dentro dos grupos havia gradações de dependência.