Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Santos, Vania Dias dos |
Orientador(a): |
Bonfim, Carlos Alberto |
Banca de defesa: |
Santos, Adalberto Silva,
França, Denise Carrascosa |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
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Programa de Pós-Graduação: |
Multidisciplinar em Cultura e Sociedade
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30686
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Resumo: |
Esta pesquisa foca em análises críticas a respeito da maior categoria profissional brasileira: as empregadas domésticas. O estudo está apoiado em testemunhos de uma trabalhadora e de uma patroa que avaliam o saldo de quatro décadas de relação em articulação com as imagens construídas pelo cinema brasileiro contemporâneo no filme Que Horas Ela Volta? da cineasta Anna Muylaert. Como tensionar o discurso cinematográfico contemporâneo sobre as trabalhadoras domésticas a partir do filme e em diálogo com essa experiência real? Essa é a questão central que a pesquisa problematiza. Construir uma crítica que aponta tanto para as subalternizações, muitas vezes produzidas nas telas, como para os efeitos de representação impostos na vida cotidiana dessa categoria profissional. |