Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Ribeiro, Carolina Guimarães |
Orientador(a): |
Maia, Guilherme Maia de |
Banca de defesa: |
Serafim, José Francisco,
Porru, Mauro |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Comunicação
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25230
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Resumo: |
O objetivo desta dissertação foi demonstrar como os acontecimentos históricos são empregados no cinema ficcional do diretor italiano Luchino Visconti, identificando sua relação com os propósitos dramáticos e estéticos das obras. Para investigar o vínculo entre cinema e História foram consideradas as ideias do historiador francês Marc Ferro, pioneiro no estudo acadêmico da relação cinema-História. Ferro acreditava que todo filme era capaz de expressar características da sociedade que o produziu, servindo assim como objeto útil para os historiadores. O trabalho se apropria de alguns dos princípios defendidos por Ferro e pelos pesquisadores que continuaram este campo de estudos, mas desloca seu interesse para a análise fílmica, focando no modo de construção do universo ficcional de dois filmes de Luchino Visconti: Senso – Sedução da Carne (Senso, 1954) e O Leopardo (Il Gattopardo,1963). A análise buscou identificar o papel ocupado pela História na composição do universo narrativo e plástico das obras, levando em consideração o modo de construção dos personagens, a interpretação dada ao processo de unificação da Itália e a relação dos filmes com outras formas artísticas. |