Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Biriba, Raissa Conrado |
Orientador(a): |
Nussbaumer, Gisele Marchiori |
Banca de defesa: |
Severino, José Roberto,
Ferraz, Fernando Camargo Marques |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Institudo de Humanidades, Artes e Ciências Prof˚ Milton Santos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa Muldisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29899
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Resumo: |
Nesta dissertação, elegemos como objeto de investigação os espetáculos de dança apresentados entre 2011 e 2016 em Salvador/BA – período de mudanças nas políticas culturais estaduais e municipais – com vistas a analisar a cena contemporânea de montagens e circulação de obras coreográficas. Ao aproximar as relações entre representação, identidade e territorialidade, este estudo identifica aspectos que se apresentam como hegemônicos no desenvolvimento da cena da dança de palco soteropolitana, os quais se reportam - por meio de fenômenos sociais, fatos históricos e elementos simbólicos relacionados - à compreensão das dinâmicas da cultura local/global e à inserção de seus processos socioculturais e políticos na chamada contemporaneidade. Além disso, este estudo contribui na discussão sobre o papel que as obras coreográficas desempenham no atual contexto cultural da cidade, evidenciando os seus impactos na mobilização de esferas socioculturais, políticas e econômicas determinantes para a fruição da dança. |