Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Sampaio, Flaviana |
Orientador(a): |
Iannitelli, Leda Maria Muhana Martinez |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8161
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Resumo: |
Esta dissertação versa sobre a atribuição e tratamento da iluminação como efetiva colaboradora na construção e configuração da cena da dança e, como meio de ilustração do conceito, apresentamos a análise de uma obra de dança, selecionada como fonte de discussão. Este entendimento da relação luz-dança contraria a visão da mesma como elemento cênico, termo constantemente encontrado em livros da área teatral para denominar a iluminação e outras informações cênicas que servem de suporte ao trabalho artístico “propriamente dito”. Defendemos a concepção de que, além de proporcionar visibilidade – sombra, a escolha de equipamentos, quantidade, posições e demais possibilidades de manipulação (ou não) – a iluminação, co-implicada com as demais informações e propostas da cena, pode conferir, sobretudo, sentidos estruturais, conceituais e estéticos à obra. Para isto, apresentamos o entendimento da cena da dança como sistema aberto, a partir da Teoria Geral dos Sistemas, adotado por Ludwig Bertalanffy, Jorge Vieira e Adriana Machado. Servimo-nos, ainda, do cruzamento de referências sobre iluminação e espaço cênico através das obras de Jean-Jacques Roubine, Gaston Bachelard e Jean Rosenthal. E, para ressaltar a dinâmica deste sistema, expomos, também, a noção de ambiente proposta por Zygmunt Bauman e Johannes Birringer; e a concepção de processos co-evolutivos tratada por Fabiana Britto. Como resultado, e enquanto sistema, a cena da dança apresenta a iluminação numa dinâmica de coautoria quando se criam estratégias colaborativas entre as diferentes informações que compõem a cena e entre os profissionais envolvidos numa concepção coletiva, onde a co/elaboração da luz normalmente está integrada na obra em seus processos de construção e de configuração. |