Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Fonsêca, Agnaldo Sousa
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Orientador(a): |
Conrado, Amélia Vitória de Souza |
Banca de defesa: |
Conrado, Amélia Vitória de Souza,
Ferraz, Fernando Marques Camargo,
Abib, Pedro Rodolpho Jungers |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
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Departamento: |
Escola de Dança
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37216
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Resumo: |
Esse trabalho de conclusão de curso do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança – PRODAN (UFBA) corresponde a uma compilação de três trabalhos resultantes dos estudos e pesquisa no período do curso. Estes se tecem a partir da linha de pesquisa 2: Processos pedagógicos, mediações e gestão educacional em dança, e a pesquisa em sua temática tratou das ações e atuações artísticopedagógicas de Agnaldo Fonsêca numa escola da rede municipal de educação pública de Salvador e em contextos de formação e criação em dança. Experiências as quais o implicaram enquanto uma pessoa pesquisadora preta, periférica, soteropolitana, artista da dança, pedagogo, arte-educador e mediador de danças afro-brasileiras. E o trabalho está organizado da seguinte forma; Cruzo 1: Memorial, onde a partir do título criado – “Memorial Gum: encruzilhadas de um corpoterritório implicado” – apresenta os capítulos nomeados por vocábulos afrorreferenciados e, inicia com uma breve apresentação sobre o conteúdo e marco teórico do memorial, em seguida as considerações iniciais, as argumentações dos conteúdos das principais produções textuais geradas e publicadas, as práticas artísticopedagógicas em dança experienciadas, as participações em eventos acadêmicos e socioculturais, as considerações finais e as referências bibliográficas; Cruzo 2: Artigo, uma produção textual de título – “Ogunhê! Encruzes da dança numa escola pública soteropolitana: uma insurgente experiência artística-educativa decolonial”, onde descreve e discute sobre a sistematização de uma experiência artística-educativa em dança insurgente e decolonial, realizada na Escola Municipal Dorival Caymmi, no ano de 2017, localizada em Itapuã, Salvador – BA; Cruzo 3: Caderno Didático Docente, um material didático de título – “Caderno Gum de Dança: proposições artísticopedagógicas decoloniais” para o ensino fundamental, e por sua perspectiva decolonial de ensino-aprendizagem se constitui a partir de encruzes do ser e do saber cultural, artístico, pedagógico e metodológico que dão sustentação as estratégias que possibilitam a configuração da estética de dança a ser desenvolvida, e nomeada de “Danças Gum”. E o trabalho finaliza com as considerações. |