Desenvolvimento de jogos no GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Souza, Diana da Cruz lattes
Orientador(a): Mello, Vinicius Moreira lattes
Banca de defesa: Mello, Vinicius Moreira lattes, Cassol, Mariana lattes, Silva, Adelailson Peixoto da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) 
Departamento: Instituto de Matemática
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37361
Resumo: Uma das maneiras de atrair o interesse dos estudantes para a matemática é a utilização de jogos. Como os alunos estão cada vez mais imersos em um mundo tecnológico, faz sentido pensar também na utilização de jogos digitais matemáticos. O desenvolvimento de jogos digitais, entretanto, tende a ser um processo complexo e multidisciplinar, sendo aparentemente uma tarefa difícil de ser realizada por um único professor. Mas será mesmo que é tão difícil assim? O objetivo deste trabalho é demonstrar que é possível para os professores de matemática integrar jogos digitais matemáticos como recursos educacionais nas suas aulas, onde é possível criar, adaptar e compartilhar esses jogos por meio de uma ferramenta gratuita, amplamente disseminada e de fácil utilização: o GeoGebra. A ideia principal é entender os princípios básicos do GeoGebra e identificar algumas técnicas que aparecem frequentemente em jogos.