Humanoides pós-naturais: atualizações de Frankenstein na cultura ocidental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Mattos, Marília
Orientador(a): Hoisel, Evelina de Carvalho Sá
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8495
Resumo: A tese investiga a relação do mito Frankenstein com configurações identitárias, ditas "pós-humanas", da cultura ocidental. O capítulo inicial focaliza as principais características do mito frankensteiniano, tais como a questão do duplo, a noção de monstro e a de herói trágico, assim como o conflito entre o Romantismo e o Iluminismo. Em "Monstros e máquinas" são abordados androides ficcionais da literatura e do cinema, relacionando-os a correntes epistemológicas da Inteligência Artificial e a Frankenstein. Também é enfocado o subgênero literário "Ficção Científica", buscando-se compreender sua especificidade. O último capítulo concentra-se no pop star Michael Jackson, que é lido como uma versão pós-moderna de Frankenstein, pois se recria incessantemente através da ciência. Jackson é analisado a partir de videoclipes e de dados biográficos e considerado uma atualização contemporânea do herói trágico dionisíaco apontado por Nietzsche