Arte, memória e re-existência: a criação artesanal das mulheres no Oeste baiano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Jancileide Souza dos
Orientador(a): Freire, Luiz Alberto Ribeiro
Banca de defesa: Figueiredo, Aldrin Moura de, Costa, Eliene Benicio Amancio, Britto, Ludmila da Silva Ribeiro de, Pêpe, Suzane Tavares de Pinho
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Belas Artes
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34318
Resumo: A tese aborda a situação atual da criação artesanal de origem ancestral produzida por mulheres que trabalham com o barro e as fibras vegetais, em comunidades do Oeste baiano, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar e de uma reflexão situada e interseccional, ou seja, considerando as interconexões entre gênero, classe social e raça/etnia como um dado importante para compreender a marginalização do trabalho das artesãs nos sistemas das artes e cultura baiana e brasileira. A pesquisa interpreta a criação artesanal feminina como uma expressão artística de re-existência da memória coletiva e biocultural das comunidades tradicionais, assim como realiza uma reflexão sobre o papel das artesãs na preservação da memória e do patrimônio biocultural de suas comunidades. A arte dessas mulheres é fruto de um conhecimento sobre o manejo adequado de minerais e plantas herdado e transmitido por gerações de mulheres negras e afro-indígenas, que vivem em cidades e, principalmente, em comunidades da zona rural do Oeste baiano.