Capuchinhos e Tikuna: uma reflexão do campo social para além de Rios e Mares
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7960 |
Resumo: | O estudo tem em seu núcleo propositivo identificar o campo social estabelecido entre os Freis Capuchinhos, oriundos da Úmbria na Itália, e os indíos da etnia Tikuna residentes na Aldeia Indígena de Belém do Solimões, em Tabatinga-AM, ressaltando suas abordagens e estratégias a fim de tornar seus preceitos científicos, suas vocações e suas atividades mais eficientes. Como objetivos específicos houve o levantamento histórico acerca da chegada dos Capuchinhos ao Amazonas, posterior deslocamento à Aldeia de Belém do Solimões, em Tabatinga-AM e a criação e implantação do MUMA – Museu Missionário Índios em Assis (Itália), ampliando o conhecimento sobre as práticas socioculturais e religiosas estabelecidas interculturalmente entre os Freis Capuchinhos e os Índios Tikuna e identificando os impactos socioculturais e estruturais na região de Belém do Solimões após a chegada dos religiosos. Portanto, a idéia foi maximizar o entendimento acerca do fenômeno das trocas entre as duas sociedades, analisando as práticas socializadoras nas suas dimensões moral, estética, política e econômica, para melhor compreendê-la e contextualizá-la na atualidade, a partir do discurso do campo social de Bourdieu (1983), segundo o qual dentre outras coisas, se define por objetos de disputas de interesses específicos que são irredutíveis aos objetos de disputas e aos interesses próprios de outros campos. Esta se ancora numa abordagem qualitativa, amparada principalmente na análise documental e bibliográfica, utilizando o desenho metodológico do tipo exploratório e descritivo, contando com o auxílio do uso das técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de observação. Tem-se como perspectiva de resultados, a relevância da história e da memória dos Capuchinhos e Tikuna como protagonistas de um encontro secular que engloba as posições sociais de um mesmo espaço social que possuem parâmetro de regras relacionadas umas com as outras, a partir dos diferentes capitais acumulados, como as riquezas do capital econômico, geradas a partir do acúmulo da cultura legítima, ou seja, o capital cultural/social, advindo do pertencimento a um determinado grupo social. |