[en] FREI FIDELIS DE ALVIANO AND THE MISSION WITH TICUNA IN ALTO SOLIMÕES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: REGIVALDO SILVA DO NASCIMENTO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37805&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37805&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37805
Resumo: [pt] Este trabalho busca compreender o contato entre a tribo Ticuna e os capuchinhos na região do Alto Solimões no Amazonas. Tal tarefa é mediada pela figura emblemática do missionário capuchinho Frei Fidelis de Alviano, que ao londo de quase trinta anos teve como principal atividade a catequese dos ticunas. Designado para esta tarefa, procurou aprender o idioma, do qual elaborou uma gramática mencionada por diversos autores. Fato semelhante é narrado em função da publicação das Notas Etnográficas publicadas pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1945. Associadas a esses feitos, encontram-se as diversas exposições missionárias em que Frei Fidelis apresentou a cultura ticuna através dos artefatos, mitos e cenas do cotidiano. Sua trajetória se constitui como uma espécie de representação daquilo que significou o anúncio da fé católica entre os indígenas do Alto Solimões, e, de modo particular, entre o povo ticuna. Embora marcado pela compreensão teológica da época, que via através da missão o meio para alcançar a civilização, Frei Fidelis, afetado pela realidade dos ticunas e da floresta, se constitui ele mesmo como um paradoxo, manifestado pelas mudanças de comportamento e pelo processo de estranhamento cultural e institucional. Seu comprometimento missionário o levou, ao final de sua vida, a declarar os ticunas como os seus índios e a reconhecer o Alto Solimões como o lugar da verdadeira vida.