Benchmark para apoiar experimentos com testes funcionais de aplicações móveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Neves, Larissa Lorena Evangelista das
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8125461745389852
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7429
Resumo: Com o aumento da importância das aplicações móveis no cotidiano das pessoas, são necessárias novas abordagens de Engenharia de Software para garantir a qualidade de tais aplicações antes de sua disponibilização ao usuário final, e isso inclui novas técnicas de teste de software. A pesquisa em teste de aplicações móveis precisa de diretrizes para melhorar os processos de validação, por meio de experimentos das técnicas propostas como resultados de pesquisas científicas. No entanto, atualmente, não existe um benchmark detalhado e abrangente de aplicações móveis de referência para avaliar experimentalmente técnicas de teste para esta categoria de aplicações. Os estudos encontrados mostram a falta de informações mais detalhadas das aplicações. Com isso, a proposta deste trabalho é a construção de um benchmark de auxílio para pesquisador avaliar experimentalmente técnicas de teste em aplicações móveis composto por conjunto de aplicações móveis, scripts de teste e métricas referentes às aplicações. Como resultado, foi utilizado um processo de seleção de aplicações móveis para o benchmark. Após seleção do conjunto inicial de aplicações que compõe o benchmark, foram realizados dois estudos como forma de investigar se o benchmark proposto auxilia os pesquisadores em experimentos de técnicas de teste de aplicações móveis. As aplicações foram selecionadas de acordo com suas características e as necessidades do experimento. Com isso, em ambos estudos foram utilizados 67% das aplicações do benchmark.