Vozes ancestrais: os saberes e cren?as presentes nas narrativas das mulheres benzedeiras de Manacapuru-Am
Ano de defesa: | 2024 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ci?ncias Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de P?s-gradua??o em Sociedade e Cultura na Amaz?nia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10448 |
Resumo: | O presente trabalho ? um esfor?o para promover um estudo sobre as pr?ticas e saberes tradicionais das benzedeiras de Mancapuru, que s?o mulheres cujas pr?ticas de rezas e benzeduras fazem parte das pr?ticas de cura da medicina popular, da cultura e da religiosidade brasileira, estabelecendo rela??es com o sagrado e o profano. Na Amaz?nia, o of?cio das benzedeiras faz uso de elementos das ervas e plantas amaz?nicas, defuma??es, ora??es e rezas que carregam tra?os da hibridiza??o da cultura religiosa cat?lica e afro-ind?gena, resultado das intera??es entre diferentes grupos ?tnicos da regi?o. Para o tratamento de quebranto, mau-olhado, al?m de fazerem massagens e tratamento de luxa??es v?rias ora??es e benzimentos s?o usados. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os saberes e cren?as presentes nas narrativas das mulheres benzedeiras de Manacapuru-AM, buscando com isto compreender o modo como elas v?m construindo m?ltiplas intera??es com a comunidade e de que modo a trajet?ria destas benzedeiras no exerc?cio do seu of?cio representam processos de resist?ncia social a partir de pr?ticas, os quais valorizam o conhecimentos tradicionais, pontuando aspectos de f?, trabalho, sa?de e do benzimento. Em termos epistemol?gicos, a abordagem ? interdisciplinar, a qual associa contribui??es da Sociologia e da Antropologia para compreens?o da complexidade do fen?meno estudado, ent?o, optamos pelos pressupostos da Ecologia dos Saberes de Boaventura de Sousa Santos, ancorada na Epistemologia da Sul, que privilegia prefer?ncia ?s formas de conhecimento que garantam a maior participa??o poss?vel dos grupos sociais envolvidos. Trata-se de um estudo bibliogr?fico e de campo, em que utilizamos a t?cnica de pesquisa de observa??o participante na inten??o de construir uma etnografia, densa do repert?rio dos saberes e cren?as presentes nas narrativas das mulheres benzedeiras, a partir da articula??o entre hist?ria e suas representa??es coletivas e subjetivas. Como sujeitos de pesquisa, contamos a participa??o de tr?s benzedeiras que residem e atuam no munic?pio de Manacapuru. No transcurso de nossa pesquisa foi poss?vel observar que mesmo em um contexto de modernidade e tecnologia a pr?tica da cura tradicional valendo-se das rezas, benzimentos, unguentos, ch?s e ora??es ainda ? amplamente praticada no interior e, em Manacapuru, essas mulheres possuem relev?ncia na comunidade onde est?o inseridas e suas hist?rias se confundem com a hist?ria da cidade e das pessoas que com elas convivem. |