Migração de peruanos em Boa Vista-RR
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras BR UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2283 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto as negociações identitárias dos peruanos que migraram para a cidade de Boa Vista entre os anos de 1990 a 2010. Para investigar esse fenômeno partiu-se da hipótese de que as relações de amizades e de parentesco influenciam o processo migratório de peruanos e impactam as negociações identitárias vivenciadas por eles. Neste sentido, uma das preocupações deste trabalho é entender as motivações e os diferentes significados das trajetórias pessoais de homens e mulheres de nacionalidade peruana que deixaram seu país de origem e se integraram em outra realidade sociocultural. Desta forma, para verificar a proximidade entre brasileiros e peruanos e os diferentes níveis de trocas realizadas entre eles, de modo a revelar os aspectos identitários que condicionam e caracterizam a inserção dos migrantes peruanos na sociedade boa-vistense, utilizou-se a metodologia qualitativa, com ênfase nas entrevistas abertas e conversas informais. Os interlocutores da pesquisa foram homens e mulheres de nacionalidade peruana, entre 18 e 72 anos, que se deslocaram em períodos diversos e que exercem distintas atividades profissionais, como comerciantes, médicos e professores. A luz das teorias dos estudos migratórios e identitários foi possível compreender como os migrantes peruanos negociam suas identidades, segundo suas experiências migratórias. Embora estes estejam afastados de seu local de origem, não perderam a cultura e a identidade nativa como referência. Contudo, eles também incorporam os elementos da cultura e da identidade do local de destino, possibilitando a negociação de suas identidades por meio de suas estratégias de sobrevivência, de suas representações, dos dilemas próprios à sua condição de migrante e por meio de uma mediação em que se sintam compreendidos pela sociedade boa-vistense. Nesse contexto, as redes familiares e de amizades dos migrantes peruanos fortalecem os referenciais significativos do lugar de origem, bem como a condição de sujeito migrante. |