Formação intercultural do professor indígena no Amazonas: um olhar decolonial sobre o projeto Pirayawara

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Paes, Luciane Rocha
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3087785571271331, https://orcid.org/0000-0003-1203-1640
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9952
Resumo: A presente pesquisa tem por título Formação Intercultural do Professor Indígena no Amazonas: Um Olhar Decolonial sobre o Projeto Pirayawara. O escrito problematiza os atravessamentos que perpassam o magistério indígena Pirayawara, a partir dos princípios epistêmicos decoloniais. Por esta perspectiva, visa-se construir uma tecitura que enfoca a formação de professores(as) indígenas no contexto Amazônico, suscitando discussões sobre o processo formativo e seus contrastes, limitações e desafios, de forma particular apontando os princípios, e as diferenças que orientam a escolarização dos povos indígena, e formação de professores(as) indígenas , que são a interculturalidade , o comunitarismo, o bilinguismo, como preceitos que organizam os aspectos políticos, epistêmicos, curriculares. Busca-se neste processo questionar e desocultar os implicadores que limitam o programa de formação Pirayawara para que possa viabilizar a construção de alternativas outras, voltadas para a formação de professores(as), enquanto encaminhamentos insubmissos que priorizam a legitimação do outro, perante as relações históricas, políticas e sociais, e assim para que valorize no processo da formação em si as questões culturais, as ciências, saberes, bem como a ancestralidade dos povos indígenas . Em consonância com estas questões mais gerais, a problemática da tese é: O curso de formação em magistério Pirayawara vem sendo realizado pelos pressupostos decoloniais em consonância com as necessidades formativas dos professores(as) indígenas do Amazonas? Para responder esta questão central, as questões norteadoras propostas como aparato de debate foram: 1. Como o Programa Pirayawara se forjou como política de formação para indígenas e quanto tempo tem de efetividade? 2.Quais as princinpais caraterísticas, limitações e desafios desse curso de formação? 3. Em que medida as perspectivas epistêmicas decoloniais e seus pressupostos inter-relacionados com às questões dos povos indígenas no Amazonas podem oportunizar ou não (re) pensar novas trajetórias em condições plurais? 4. Como se desenvolve as interlocuções entre a decolonialidade e interculturalidade crítica na e para a formação de professores(as) indígenas a partir da autonomia e das práxis interculturais? Neste encaminhamento, o objetivo geral voltou-se a compreender como se desenvolve (veu) o curso de magistério Pirayawara mediante necessidades formativas dos professores(as) indígenas do Amazonas tendo como perspectiva os pressupostos decoloniais. Levando em consideração o objetivo geral proposto, elencou-se como objetivos específicos: Identificar os pressupostos das epistêmologias decoloniais com relação a formação de professores(as) indígenas do Amazonas para (re) pensar novas trajetórias em condições plurais; Situar as estruturas das políticas educacionais indígenistas alinhados a formação docente de professores(as) indígenas; Analisar quais são os avanços e quais são os principais retrocessos do Pirayawara enquanto curso de formação para professores(as) indígenas no contexto Amazônico.Discutir como se desenvolvem as interlocuções entre a decolonialidade e interculturalidade crítica no Pirayawara a partir da autonomia e das práxis interculturais.