O monstro e o herói: uma ressignificação do clássico em HQs do Hulk
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13940 |
Resumo: | O presente trabalho que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN) e ao Prociência, com o projeto intitulado Discussões e Releituras de Literatura na Contemporaneidade: a Transposição Midiática , da Profª Drª Maria Cristina Cardoso Ribas adota uma postura inclusiva acerca das Histórias em Quadrinhos, que aqui utilizaremos também pela nomenclatura abreviada HQs ou, como também é conhecido em outras produções consideradas adultas, pelo termo graphic novel, no que tange ao processo de leitura, que compreendemos de maneira ampla e não cartesiana. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo perceber e propor uma ressignificação do clássico mítico, aqui restrito às influências da cultura greco-romana, e literário Teogonia (HESÍODO, 1991), Frankenstein (SHELLEY, 2017) e O Médico e o Monstro (STEVENSON, 2015) por parte da personagem Hulk e de questões como a figura do monstro, do heroi e o fator da monstruosidade (JEHA, 2007; 2009), tanto na literatura, quanto no meio social. Nesse sentido, é válido ressaltar que nossa metodologia é de caráter qualitativo e analítico e não quantitativo, além de buscar semelhanças, diferenças, enfim, diálogos entre as produções das diferentes mídias. Não obstante, para melhor delimitarmos a abordagem, utilizamos como corpus do estudo as seguintes coletâneas quadrinhescas: 1) O Incrível Hulk; 2) O Incrível Hulk Os Cães de Guerra; 3) O Incrível Hulk Planeta Hulk. Além disso, o estudo se debruça, como base teórica e crítica, sobre as reflexões de Cluver (2011) acerca das Intermidialidades e com as reverberações de Rajewsky (2012) e Ribas (2014). Outrossim, sobre as questões que se relacionam ao processo de leitura de imagens, partimos dos estudos de Eisner (2010), Santaella (2015) e Nikolajeva (2011). Por fim, a pesquisa interessa-se em compor um campo de atuação em múltiplas mídias, de maneira a alargar os conhecimentos epistemológicos e de proporcionar novas possibilidades de abordagem de leituras em salas de aula. |