O Teatro Rural do Estudante na zona oeste do município do Rio de Janeiro
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14871 |
Resumo: | Esta dissertação aborda a temática do grupo do Teatro Rural do Estudante, inaugurado em 1952, em Campo Grande, bairro que integra o município do Rio de Janeiro, e que no período correspondia à área rural da cidade. O TRE foi inspirado no ideal de Paschoal Carlos Magno e propunha possibilitar aos moradores da região o acesso a arte e cultura. Toma-se como foco de análise a peça Zé do Pato, encenada em 1957 e escrita por Elza Pinho Osborne. O conteúdo da peça apresenta aspectos da decadência das elites tradicionais oligárquicas no final do século XIX e início do século XX. Esta temática permitiu discutir as contraposições existentes entre o liberalismo econômico implementado pelas elites brasileiras e as exigências do liberalismo civil e político de corte europeu. Analisa-se também, o processo de modernização ocorrido no período. Destaca-se a emergência de novos atores sociais, bem como as características inerentes ao bairro de Campo Grande que abrigou as condições propícias para o surgimento desta iniciativa cultural. Produzida e encenada nos anos 50 em Campo Grande, Zé do Pato é um importante documento sobre as transformações sociais impostas pela modernidade no período |