Arte, razão e fé: construtivismo e religiosidade afrobrasileira em Ronaldo Rêgo, Emanoel Araujo e Jorge dos Anjos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Fernandes, Raquel
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7548
Resumo: Esta dissertação propõe observar e discutir os caminhos trilhados na arte, por três artistas que ora se aproximam, ora se distanciam: Ronaldo Rêgo, Emanoel Araujo e Jorge dos Anjos. Os três artistas contemporâneos constroem sua arte dentro da linguagem construtivista com algumas tênues diferenças, mas enraízam seus trabalhos em uma simbologia religiosa afro-brasileira. Iniciados na religião de origem africana, o Candomblé, bebem neste universo seus símbolos e sentidos, transportando-os para a geometria sensível erguida inicialmente por Rubem Valentim. Este trabalho pretende encontrar interseções entre a religiosidade afro-brasileira e a geometria construtivista, analisando obras, literaturas e visões múltiplas para, assim, poder abrir novos caminhos às discussões sobre a arte afro-brasileira