A cuíca está roncando: uma abordagem dos aspectos visuais das revistas carnavalescas de Walter Pinto dos anos 40, e seu diálogo com o carnaval carioca
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7399 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda aspectos diversos do teatro de revista produzido por Walter Pinto no Rio de Janeiro em especial o tipo carnavalesco (anos 40) , enfatizando a crescente modernização de produção, o maior profissionalismo, a dinâmica cultural e o esplendor visual nele encontrados, decorrentes do diálogo do empresário com concepções plásticas desenvolvidas em diferentes meios culturais (nacionais e internacionais), tais como o teatro musicado parisiense, o cinema hollywoodiano, o carnaval carioca, entre outros. Propõe-se, também, a investigar como o imaginário carnavalesco foi construído nas revistas de carnaval do produtor, através dos vários elementos, personagens e textos que as integram, trabalhando com a hipótese de que seus espetáculos traduzidos pelo glamour, luxo e aparato cênico de grandes proporções inspiraram mudanças estéticas na idealização e realização dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro. |