Vestidos para brilhar: uma análise da trajetória dos destaques das escolas de samba do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Sousa, João Gustavo Martins Melo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7545
Resumo: Este trabalho busca analisar a trajetória trilhada pelos destaques no corpo das escolas de samba, sua fixação no imaginário popular e a importância dentro dessas agremiações carnavalescas, a partir de três personagens centrais: Olegária dos Anjos, no Império Serrano, considerada a primeira destaque das escolas de samba; Isabel Valença, no Salgueiro, que deu vida a figuras históricas brasileiras que ficaram marcados no carnaval pelos enredos apresentados pela agremiação; e Jésus Henrique, no Salgueiro, e, posteriormente, na Beija-Flor de Nilópolis, símbolo de um grupo de desfilantes que transitaram com seus trajes de luxo entre os concursos de fantasias carnavalescas e as avenidas onde acontecem os desfiles. No primeiro capítulo, abordamos a construção de narrativas de primazia no mundo carnavalesco. No segundo, apresentamos uma breve discussão sobre o papel do luxo exibido por esses componentes em suntuosas fantasias. Na terceira parte, traçamos um paralelo com a representação do sagrado por meio de uma observação da visualidade baseada na verticalidade e na elevação desses desfilantes em espécies de altares móveis, ou seja, os carros alegóricos