O Festival do Rio e as configurações da cidade do Rio de Janeiro
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8843 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo a investigação do Festival do Rio e a sua representação da cidade do Rio de Janeiro. Parte da premissa de que os festivais de cinema são experiências de cidade e fenômenos de comunicação. Busca identificar no discurso institucional do Festival do Rio uma configuração de cidade, assim como no seu discurso estético. O discurso institucional pode ser identificado na identidade visual, na marca institucional, nas peças gráficas, nas vinhetas, nos troféus, nos textos dos catálogos e nas entrevistas realizadas, que integram o corpus desta tese. E o discurso estético é identificado nos filmes selecionados para as sessões da Première Brasil, principal sessão do Festival do Rio. Metodologicamente optamos pela criação de categorias para interpretar as representações de cidade presentes no discurso do Festival. Cidade cenário, cidade glamour, cidade cinéfila, cidade do passado-presente, cidade sensual, cidade plural, cidade global são algumas das categorias identificadas. A tese observa um entrelaçamento do discurso institucional do Festival do Rio com o discurso oficial da cidade, o que não percebemos quando se trata do discurso estético. A tese busca dialogar com a emergente literatura acerca dos festivais de cinema internacionais, com destaque para autores como Marijke De Valck e Julian Stringer |