Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Paiva, Márcio Luís Alves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29010
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Resumo: |
O trabalho objetiva analisar a relação entre o festival Jazz e Blues e a pequena cidade de Guaramiranga, localizada na região do Maciço do Baturité, distante cerca de 100 quilômetros da capital do Estado, Fortaleza. A realização de eventos espetaculares, como expressão local da vigente fase de mercantilização da cultura, tem valorizado a pequena cidade enquanto centro de irradiação cultural, disseminando imagens e discursos que enaltecem as características naturais da cidade, aliadas à justificativa de seu passado vigoroso de intensa atividade econômica e desenvolvimento cultural, propiciado pelo cultivo de café na região onde está situada. Com isso, a pequena cidade tornou-se um destino turístico contumaz, porém distante de soluções de seus problemas urbanos mais imediatos, dentre eles, a perda de população, a poluição e a intensa especulação imobiliária, que produziu uma supervalorização da terra. A instalação de serviços por parte de não moradores parece estabelecer na cidade ritmos de vida diversos: uma cidade para a festa e uma cidade que se expressa num cotidiano simplório em dias não festivos. A pesquisa visa, então, analisar os aspectos que propiciam avanços e impactos no espaço urbano de Guaramiranga a partir desses eventos espetaculares, em especial o Festival Jazz e Blues, massivamente reconhecido como o promovente do lugar e um dos motores de desenvolvimento, à revelia das manifestações populares que o enaltecem, como os Dramas Cantados, expressão maior dos atores sociais de Guaramiranga. A análise se move na verificação dos discursos que visam validar as contribuições advindas do evento na produção do espaço em questão, bem como aferir a partir de dados oficiais que venham a comprovar tais benefícios. Buscamos, ainda, escutar agentes produtores da cultura, estudiosos do lugar e, principalmente, a população nativa acerca dos aspectos estudados. O fundamento teórico encontra-se balizado pela teoria do Materialismo Cultural de Raymond Williams, que elucida o fenômeno de mercantilização da arte e, consequentemente, de vendas dos lugares, e na teoria da produção espacial de Henri Lefebvre, quanto à abordagem analítica do espaço enquanto espaço percebido, concebido e vivido. |