Releituras de Orfeu na poética de Vinicius de Moraes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Hilda dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16781
Resumo: Essa pesquisa procurou observar os modos como Vinícius de Moraes incorporou o paradigma do poeta-cantor que o mitológico Orfeu representa para a história da poesia lírica. Seja em poemas dispersos ao longo da obra completa, seja na peça Orfeu da Conceição, a presença do mito desempenha papel fundamental no gesto poético que o poeta moderno desenvolve – através da revisão e da incorporação crítica e diplomática da mitologia. O Orfeu do Morro da Conceição demonstra que o emblema do poeta que canta é popular e está presente no cotidiano da vida do brasileiro, notadamente é a base da nossa "gaia ciência" (WISNIK, 2001), e que tem na canção popular mediatizada seu espelho cronístico e sua refração conflituosa. Vinicius de Moraes compreende essa permanência do mitológico no compositor popular e faz da pesquisa e da mistura entre palavra escrita e palavra cantada a força de sua poética