A aprendizagem do softwareScratch como atividade colaborativa na formação continuada de professores de Inglês

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Bastos, Viviane da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7187
Resumo: O presente trabalho apresentado ao Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica PPGEB, Mestrado Profissional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de concentração: Cotidiano e Currículo, linha de pesquisa Ensino Fundamental II, visa ampliar estudos sobre o uso de novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (doravante TICs) em diversas linguagens. Considerando que as TICs são ferramentas presentes no cotidiano escolar, se expandem em diversas áreas da sociedade e podem ser instrumentos mediadores e geradores de espaços interacionais em diferentes contextos educacionais, esta pesquisa busca investigar o desenvolvimento da aprendizagem do software Scratch como atividade colaborativa na formação continuada dos professores de inglês que atuam em uma escola pública municipal bilíngue (Português/ Inglês), no Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro. O embasamento teórico envolveu estudos sobre o uso de novas tecnologias na Educação (LEVY, 2010; MORAN, 2010; entre outros), a formação continuada docente (NÓVOA, 2009; SCHON, 1997; entre outros) e a Teoria da Atividade (doravante TA) fundamentada por Engeström (1999, 2000, 2007) como abordagem teórico-metodológica, por esta possibilitar a análise da atividade coletiva e as suas relações com outros sistemas de atividade. A partir da TA, tendo em vista o contexto de investigação como uma rede de atividades, este estudo compreende a aprendizagem do software Scratch como um sistema de atividade central relacionado à realização de atividades para o ensino de língua inglesa e desenho do produto final. A análise dos componentes do sistema de atividade central buscou compreender como o processo de aprendizagem do Scratch foi realizado e transformado ao longo da atividade, o que os participantes aprenderam, as divisões de trabalho, os conflitos e as regras estabelecidas. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva-interpretativista (GATTI, 2005),como intuito de obter e ampliar conhecimentos sobre uma determinada realidade, utilizei outros instrumentos de pesquisa como entrevistas abertas compostas por questões semiestruturadas, oficinas presenciais e grupo focal, que não só colaboraram para a análise dos dados, mas também por reunir subsídios para a construção do produto: um curso online elaborado com a colaboração dos professores de língua inglesa. Os resultados apontam a relevância do envolvimento dos sujeitos, a divisão do trabalho, a exploração do programa, a troca de experiências, a busca de novos saberes, a reflexão, a autoria dos alunos e o trabalho em colaboração como atividades responsáveis pela promoção do domínio do Scratch e a formação continuada docente.