A mulher como performance: as máscaras poéticas no Livro de “Soror Saudade”, de Florbela Espanca.
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19073 |
Resumo: | Nesta dissertação, foram realizadas análises acerca das máscaras poéticas presentes no Livro de “Soror Saudade” (1923), livro de sonetos da poetisa portuguesa Florbela Espanca. A máscara da monja será a principal figura feminina retratada neste texto, no qual, numa leitura pormenorizada, características divergentes dessa imagem são notadas. Seguindo a tradição, a figura da freira estaria ligada ao convento, ao confinamento e à introspecção. Porém, quando analisada detalhadamente, a monja começa a dar indícios do desejo por liberdade, buscando explorar a corporalidade e o prazer sexual. Além da abordagem e do aprofundamento das imagens femininas no livro de sonetos florbeliano, a proposta desta dissertação visa explorar a própria significação de “gênero” e “mulher”. Para isso, oportunamente, a obra da filósofa estadunidense Judith Butler será uma das referências teóricas neste texto. A pesquisadora defende a performatividade do gênero, e se propõe a analisar a generificação do corpo como uma construção social, isto é, como uma regulação dos sujeitos. A definição da mulher como performance seria, portanto, compreendida no uso das máscaras poéticas presentes na obra florbeliana, em que as figuras femininas serviam como tentativas de adequação ao modelo e imaginário vigente na sociedade patriarcal. |