A poética do espetáculo: uma análise dos procedimentos dramáticos nos sonetos de Florbela Espanca

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Giavara, Suilei Monteiro [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91549
Resumo: O eixo condutor da análise dos quatro livros de sonetos da poetisa Florbela Espanca (1894 -1930) - Livro de Mágoas (1919), Livro de Sóror Saudade (1923), Charneca em Flor (1931) e Reliquiae (1931) - será a feição dramática que ela lhes imprimiu, criando um estilo derramado que comove o leitor, bem como uma ambientação propícia à utilização de máscaras poéticas. Para tanto, no primeiro capítulo, explicitarei o conceito de drama e de dramático; no segundo, analisarei como a poetisa usa as figuras retóricas para dar essa expressão dramática aos seus versos; e, no terceiro, buscarei evidenciar as diferentes identidades usadas pela poetisa na composição de seus quatro livros de sonetos. O embasamento teórico deste trabalho pautou-se em alguns teóricos sobre a lírica e o drama, bem como em alguns estudiosos da Retórica Antiga - como Marcus Fabio Quintiliano e Aristóteles - e em estudos modernos sobre Estilística Literária.