Memória da matéria de Bretanha em narrativas de Álvaro Cunqueiro e Méndez Ferrín.
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6298 |
Resumo: | Ao observarmos o fenômeno do vasto uso da figura mítica do Rei Artur e do mago Merlín pela Literatura Galega, no século XX, pensamos nos possíveis motivos e/ou razões para tal. Afinal, por que um tema historicamente tão distante de Galiza a afeta tanto?Assim, no intento de responder a essa questão procuramos observar a presença de personagens da tradição artúrica em narrativas pós-modernas galegas, através do conto Amor de Artur (1982), de Méndez Ferrín, e da novela Merlín e Familia (1955), de Álvaro Cunqueiro em comparação com obras medievais que perpetuaram a Matéria da Bretanha. Pelas observações iniciais, podemos perceber que estes personagens reúnem em si a representação de dois elementos culturais muito representativos da cultura galega: a Idade Média e a cultura celta. Verificamos deste modo que a utilização de personagens da Matéria da Bretanha ocorre, nas obras aqui analisadas, numa busca destes autores por uma identificação da cultura galega com a memória coletiva ocidental, da qual Artur é um dos maiores representantes, para assim reafirmar e/ou legitimar a própria cultura. A partir disto, dividimos a análise em três partes, nas quais observamos, nas duas obras, três elementos que demarcam temas através dos quais os galegos se identificam como nação: o celtismo, a peregrinação e o campesinato. Concluímos, então, que as identidades são construídas através da narrativa, derivada da memória. Deste modo, no caso das narrativas citadas, legitima-se a identidade através de elementos especificamente galegos reunidos a elementos universais/imortais procedentes do legado artúrico sedimentado na memória coletiva ocidental. |