As mãos, a arte, a ciência: modelando diálogos entre os saberes populares e os conhecimentos químicos a partir do barro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Quézia Raquel Ribeiro da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4873
Resumo: Da nossa vontade de investigar, no que diz respeito à ancestralidade, aplicações e relevâncias, os saberes de natureza Química que se fazem presentes para além das fronteiras universitárias, propomos este estudo objetivando compreender os diálogos existentes entre os saberes socioculturais relacionados à produção de louças de barro na comunidade Chã da Pia - Areia/PB e os saberes químicos. Distanciando-nos de tentativas de “conduzir” o que é academicamente produzido para aqueles(as) que estão distantes deste contexto, nos aproximamos, mediante pesquisa etnográfica, da comunidade rural Chã da Pia, localizada no município de Areia-PB, cenário marcado pela produção artesanal de louças de barro. Com vistas a possibilitar a produção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas presenciais com 20 (vinte) louceiros(as) a respeito de suas produções artísticas, bem como produzimos, ao longo de nossa inserção na comunidade, um diário de campo, que sintetiza narrativas quanto as nossas impressões imediatas a respeito de aspectos sociais, culturais e artísticos observados. Ademais, como último instrumento empregado, realizamos um minicurso voltado à produção de tintas a partir do barro. Os dados alcançados foram analisados a partir das etapas propostas pela análise textual discursiva (ATD), originando 4 (quatro) categorias analíticas: (I) O caminhar em Chã da Pia: tecendo arte, cultura e acolhimento; (II) “A gente vive sustentado nessas loiça”: entre as vivências com o barro e as partilhas na comunidade; (III) “Até a areia que pega, a Química num estuda?”: percebendo a natureza Química das práticas de modelagem de barro e (IV) Tecendo diálogos etnoquímicos sobre/com/através do barro. Os resultados evidenciaram que os saberes que se inscrevem nas práticas de modelagem de barro são, em suas naturezas, cumulativos e comunitários, fortalecidos em redes de comunicação entre os(as) artesãos(ãs). Ademais, reconhecemos que a modelagem de barro apresenta importante valor histórico e cultural, sendo percebida enquanto modo de resistência dos(as) artesãos(ãs) frente aos desafios de sobrevivência. Compreendemos que diversas são as práticas de natureza Química desenvolvidas por louceiros(as), desde processos de catação de pedras até as complexas observações exigidas no contexto da queima das louças, aproximação que possibilitou a tessitura de diálogos e a busca por outras possibilidades para a modelagem de barro, sobretudo em relação a pintura. Concluímos que os(as) participantes mantêm e fortalecem heranças culturais, imprimindo suas marcas pessoais e preservando saberes que dialogam com a Química produzida no contexto acadêmico.