Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Silva, Mariana de Araujo Alves da [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/183212
|
Resumo: |
A arte popular ocupa um lugar social específico no âmbito das produções e estudos do campo da Arte ocidental. Com base nessa conjuntura, esta pesquisa busca compreender possibilidades de aproximação e afastamento entre a “arte” e o “popular”, analisando cruzamentos, distanciamentos e convergências, a fim de identificar diferentes perspectivas para relacionar-se com estudos sobre o tema. Para tal, observa-se a produção cerâmica da comunidade artesã Associação de Cerâmica Comunitária Nossa Senhora de Fátima da Barra (BA) como estudo de caso para discutir a proposição do curador e crítico de arte paraguaio Ticio Escobar sobre o termo “arte popular” como teoricamente híbrido. A cidade da Barra situa-se no Oeste Baiano, precisamente no ponto onde se encontram o rio Grande e o rio São Francisco, condição fundamental para o desenvolvimento da atividade cerâmica nesta região. Estabelece-se uma relação de homologia ao conceito de campo proposto por Pierre Bourdieu a fim de compreender a forma de atuação dos principais agentes dos microcosmos da arte culta e da arte popular. Tendo como referência a tensão de conceitos e nomenclaturas utilizados há tanto tempo nos estudos e na produção de arte, esta investigação discute maneiras de enfrentar os desafios estéticos e sociais que se apresentam aos nossos tempos. |