Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Peres, Julio Cezar Pereira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9924
|
Resumo: |
Resumo: A partir de um conjunto de registros produzidos pelo fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara entre as décadas de 194 e 197, nos quais captou cenas de práticas sociais realizadas nos espaços públicos de Londrina/PR, esta pesquisa tem por objetivo levantar aspectos do cotidiano da cidade em um período de importantes transformações urbanas A partir da metodologia de desmontagem dos signos fotográficos proposta pelo pesquisador Boris Kossoy, esses registros, aqui chamados de fotocronicidades – por apresentarem motivos recorrentes no gênero jornalístico-literário crônica –, são contextualizados na trama histórica da cidade Essa contextualização se dá a partir dos indícios visuais constantes nos registros e com o auxílio de jornais, revistas, documentos oficiais e relatos escritos e orais de pessoas que vivenciaram os locais registrados à época de suas tomadas |