O respeito por seres humanos : definição e justificação em Kant e Rawls

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Stobbe, Emanuel Lanzini
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16487
Resumo: Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo tratar da questão filosófica “por que devemos respeitar seres humanos?”, partindo da filosofia moral de Immanuel Kant e da filosofia política de John Rawls – tratando de início, nesse sentido, respectivamente de uma questão ética e outra política sobre o respeito A fim de buscar uma resposta para a questão (ou questões), lanço mão de dois tipos de condições de adequação, segundo as quais uma tentativa de resposta seria bem-sucedida: primeiro, condições para uma definição do respeito (que não seja auto-contraditória, circular ou insuficiente); segundo, condições para uma justificação para o respeito, visando uma resposta válida, que apoie a definição anterior e busque o máximo possível de universalidade) Uma vez colocadas tais condições já em um primeiro momento, (1) trato da filosofia moral kantiana – em especial em Grundlegung zur Metaphysik der Sitten (1785) – para buscar uma definição e uma justificação de respeito, enquanto uma questão inicialmente de cunho ético Argumento que Kant pode, em grande medida, ser considerado bem-sucedido em sua tentativa de definição, mas não de justificação para o requerimento de respeito (considerando sobretudo a estratégia justificatória da dupla cidadania dos seres humanos nos mundos sensível e inteligível) – tendo problemas com relação às condições de adequação para uma justificação Deste modo, (2) buscando escapar dos problemas justificativos de Kant, notadamente dos dualismos aos quais ele recorre, e de um debate metaético entre realistas e anti-realistas morais acerca de uma questão metaética sobre respeito, lanço mão da interpretação construtivista feita por John Rawls da filosofia moral de Kant, especificamente tratando o imperativo categórico como um procedimento de construção de princípios morais – dentre os quais o próprio requerimento de respeito –, a ser considerado como uma primeira alternativa justificatória para a questão Partindo disso, (3) considero ainda a filosofia política de John Rawls, ao tentar responder a uma questão política sobre respeito, de modo a tomar seu próprio construtivismo político como alternativa de resposta, particularmente considerando as noções de “pessoa”, “sociedade bem-ordenada” e “procedimentos de construção” em A Theory of Justice (1971), “Kantian Constructivism in Moral Theory” (198) e Political Liberalism (1993) Minha hipótese é de que a resposta de Rawls também não basta para responder à questão sobre respeito (sendo que as questões ética e política seriam redutíveis a uma mesma questão, de pontos de vista diversos), ao não fornecer uma resposta nem necessariamente internamente consistente, nem suficientemente universal (não satisfazendo, assim, às condições de adequação para justificação)