Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Ciquini, Fábio Henrique |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12176
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Resumo: |
Resumo: Este trabalho analisa a apropriação dos signos de rebeldia do movimento punk na visualidade da moda contemporânea Por meio de um método em que se identifica o efeito do signo, sua capacidade de transmutar formas e ao mesmo tempo manter sentimentos evocados, demonstra-se que parte da rebeldia que marcava os punks na década de 197 é evocada na visualidade de algumas coleções de moda atuais Foram coletadas e analisadas imagens fotográficas do período entre 1974 e 1976 da cena punk de Londres e imagens de coleções de moda mais recentes, que têm por inspiração aquele movimento jovem inglês Utilizou-se como fundamentação a teoria dos signos de Charles Sanders Peirce, os conceitos de similaridade e contiguidade, o de funções da linguagem de Roman Jakobson e fundamentos de estética, esta última também inspirada em Peirce Com relação à moda, foram abordados os aspectos de transitividade entre épocas e a mutabilidade que lhe é característico provocar Sobre o punk, foi consultada bibliografia de caráter histórico descritivo do movimento O resultado permite afirmar que embora muito do que a moda expressa hoje sejam signos suavizados e transmutados, estes são fortes no sentido de preservar a mesma sensação de rebeldia e choque que outrora, no movimento punk, foram considerados ultrajantes Uma contribuição pretendida é também a de enunciar um procedimento para leitura de imagens e enriquecer o debate sobre metodologias já existentes |