Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Farias Filho, Antonio Vitorino |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=57541
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Resumo: |
Este trabalho analisa como se constituiu em Ipu, no início do século XX, um dado discurso do progresso, e como ele foi capaz de gerar práticas de intervenção no espaço urbano local, de informar ações e condicionar o comportamento de indivíduos e segmentos sociais, mormente, daqueles que o professavam (seus agentes), isto é, daqueles fascinados pelos signos do novo. No caminho de dotar a cidade de signos do progresso, isto é, de afirmar os seus foros de terra adiantada, os agentes do progresso, unidos em torno de um projeto, adotaram práticas efetivas de intervenção no espaço urbano ao fundar novos espaços de sociabilidades para seu deleite. A representação de que a cidade vivia os ares do progresso foi capaz de informar ações e práticas de intervenção na realidade ipuense, como forma de dotá-la de seus signos. Nas primeiras décadas do século XX, os defensores do progresso - a partir da idéia de que os verdadeiros ipuenses e a cidade eram dotados de foros de civilizado - empreenderam uma luta contra todos os costumes da população, ditos arcaicos, já que eles eram vistos como o lado oposto da busca pelos ares progressistas e civilizadores, portanto, que deveriam ser banidos. Diante da tentativa de impor uma definição de mundo e um projeto excludente para a cidade, as classes populares resistiram e lutaram tenazmente na defesa de seus valores e do direito de também usar os espaços públicos da cidade. O discurso do progresso está estampado nas fontes legadas do período: jornais, revistas, almanaques, livretos, documentos oficiais (do poder) etc., todos produzidos pelos agentes do progresso. Palavras-Chave: discurso - progresso cidade - representação |