Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
FARIAS FILHO, Antonio Vitorino |
Orientador(a): |
SIQUEIRA, Antônio Jorge de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11586
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Resumo: |
Esta tese analisa a construção discursiva do progresso e da modernidade, nas primeiras décadas do século XX, na cidade de Ipu, e como foi ela capaz de gerar, no seio de um grupo de pessoas, daquelas ligados ao poder local, práticas de intervenção na realidade local, que caminhavam em pelo menos dois sentidos: em primeiro lugar, nos espaços físicos da cidade, com o objetivo de revelar uma imagem de cidade moderna, portanto, limpa e hiegiênica, e, em segundo lugar, nos costumes da população, sempre apresentados como incompatíveis com os valores defendidos. Neste caso, as práticas daqueles defensores da modernização e da modernidade anunciadas, tinham como objetivos, de um lado, extirpar os costumes incompatíveis com o que se defendiam, e, de outro, erguer espaços de sociabilidades informados por novos valores, sempre identificados como superiores, de uma cultura sofisticada e letrada, fechados, no entanto, ao ingresso de pessoas de baixa condição. Buscamos demonstrar que, se apegar aos valores do progresso e da modernidade, foi uma estratégia buscada por seus defensores para colocar em prática seus projetos que eram, em essência, excludentes, deixavam de fora amplos grupos sociais. A análise foi construída com base em fontes legadas pelos atores sociais do passado que analisamos, dentre as quais, jornais, revistas, almanaques, fontes literárias, documentos de governo, tomadas não como testemunhos incontestes da realidade, mas como monumentos, como construções representativas do mundo. |