Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Barros, Antônio Iramar Miranda |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=60231
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Resumo: |
Este trabalho analisa a formação do meretrício na cidade de Ipu nos primórdios do século XX. A chegada da ferrovia à cidade no final do século XIX (1894), ao ligar a Terra de Iracema à Sobral e ao porto de Camocim, contribuiu para incrementar o desenvolvimento econômico local e produzir algumas transformações em seu espaço urbano. Ao lado disso, e como resultado mesmo do crescimento da cidade, novos atores sociais passaram a circular em seus espaços. A venda do sexo e o surgimento do meretrício são frutos de tais transformações. Os grupos dominantes locais (as famílias tradicionais, conservadoras e abastadas) ao lado da Igreja Católica passaram a atacar os costumes locais identificados com as práticas populares, sobretudo a compra e venda do sexo como um desvio de conduta moral, uma barbárie e o fim dos tempos. A partir daí fundaram um discurso fortemente marcado pela defesa da moral, condenando a mercantilização do sexo como responsável pela desestruturação da ordem familiar. Os intensos conflitos entre aqueles guardiões da moral e dos bons costumes (a Igreja Católica e os grupos tradicionais) e as práticas que eram objeto de sanções morais, levaram tais grupos à tentativa de vigiar e controlar os espaços próprios da venda do sexo. Os jornais, revistas e livros, que circularam em Ipu nas primeiras décadas do século XX, todos escritos por aqueles que se diziam defensores da moral e dos bons costumes, trazem em suas páginas um discurso fortemente marcado pela defesa da moral, dos bons preceitos e dos bons costumes. Eles revelam ainda os projetos e estratégias de controle de tais práticas. A partir deles é que foi possível analisar a formação do meretrício em Ipu, os embates sociais, a busca pelo controle e a resistência daqueles que eram alvos de controle. Palavras-Chave: Cidade - Meretrício Moral - Controle Social. |