Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Gonçalves, Maira Gutierres |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83159
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Resumo: |
<div style=""><span style="font-size: 13.3333px;">Esta pesquisa tem como foco principal, compreender processos de formação do artista-professor-pesquisador, tendo se efetivado através da promoção de uma formação, que envolveu processos reflexivos e práticas de educação estética. Como elemento de mediação utilizou-se o Patrimônio Cultural, partindo-se da ressignificação de imagens. Buscou-se na bricolagem a orientação para a adoção de diferentes aportes metodológicos de pesquisa tais como: pesquisa- ação, pesquisaformação e A/r/tografia, sempre na direção de possibilidades de desenvolvimento de práticas colaborativas de aprendizagens no campo do ensino das Artes Visuais. Portanto, trata-se de uma abordagem multirreferencial. A partir do conceito de formação estética, procurou-se compreender a dimensão da experiência contida na ação, e a necessária evocação da experiência na sociedade contemporânea estabelecendo relações estéticas no campo da imagem. Como Colaboradores da pesquisa, elegeu-se alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE. Os dados foram produzidos a partir das atividades do curso de formação estética; Uma abordagem Imagética sobre o Patrimônio Cultural: Possibilidades para o ensino de Artes Visuais. Como principais achados, da investigação destacam-se a verificação do potencial das imagens enquanto agentes de educação; o papel do professor enquanto mediador de conteúdos partindo do contexto social do aluno; a imagem enquanto mediadora entre Patrimônio Cultural e espectador; dicotomia na formação do artista e do professor; pontua-se também que o Patrimônio Cultural pode ser visto sob diferentes perspectivas, artística, religiosa, histórica, estética, politica, social, gastronômica, moral, etc.; constatou-se que o Patrimônio Cultural está na singularidade (quem somos, onde habitamos) assim como pode revelar aspectos negativos, visto que o Patrimônio Cultural também revela desigualdades históricas e sociais advindas das relações culturais. Tais achados aproximam a compreensão da formação de professores na perspectiva de uma educação estética, elucidando possibilidades para o ensino de Artes Visuais mediados por processos de apropriação e ressignificação de imagens. </span><span style="font-size: 13.3333px;">Palavras-chave: Educação estética. Imagem. Patrimônio Cultural. Formação de Professores de Artes Visuais.</span></div> |