Mulheres no Forró: estilizações de gênero, discurso e ideologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Costa, Amanda Abreu
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=105440
Resumo: <font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Nesta dissertação busquei estudar os processos de produção de sentidos sobre a mulher, historicamente constituídos em nossas práticas culturais e naturalizados ou contestados em nosso cotidiano. Especificamente, pretendi investigar de que modo o discurso do Forró eletrônico identifica diferenças e caracteriza as mulheres, performatizando identidades de gênero. Sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso Crítica que discute as relações entre a linguagem, ideologia e sociedade, selecionei como categoria de análise os significados acional, representacional e identificacional para investigar as práticas discursivas do Forró eletrônico através da vivência de mulheres que se identificam com esse gênero musical, ouvindo canções e frequentando as festas de Forró. Nesse percurso metodológico, utilizei como técnica para a coleta de dados a observação participante e as entrevistas etnográficas, além de outros instrumentos metodológicos como o diário de pesquisa e o diário de participante, com o foco de estudar as apropriações de sentidos do feminino pelas mulheres que gostam de Forró em suas práticas discursivas. Tais práticas foram analisadas a partir das mediações culturais da casa e da festa que funcionam como lugares nos quais a materialidade social e a expressividade cultural são configuradas no cotidiano dessas mulheres. Como resultado, percebi os diferentes caminhos que o gênero lítero-musical do Forró tem historicamente percorrido, destacando uma de suas mais evidentes mudanças: o forte apelo sexual de sua temática, através de palavras, gestos e coreografias utilizados pelos dançarinos e cantores e acentuados por letras marcadamente dúbias. Essa acentuação da temática sexual que parece em alguns momentos subverter os sentidos para o feminino promove, no entanto, a reafirmação de identidades tradicionais para esse gênero social. Com esse estudo, pretendi ainda contribuir para a discussão sobre a importância dos estudos da linguagem para a transformação social.</span></font>