Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
RIOS, Daniele Moitinho Dourado Valois |
Orientador(a): |
MELO, Cristina Teixeira Vieira de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24296
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Resumo: |
A dissertação tem como objetivo analisar os valores e representações de gênero (masculino versus feminino) criados/difundidos pelo forró eletrônico no período compreendido entre os anos de 1992 e 2012. Utilizando como material de estudo os álbuns oficiais lançados por seis dos principais nomes do gênero midiático (as bandas Mastruz com Leite, Magníficos, Limão com Mel, Calcinha Preta, Aviões do Forró e Garota Safada), o trabalho empreende investigações sobre o lugar social ocupado por homens e mulheres ao longo desses 20 anos, examinando, dentre outras questões, se o ritmo rompe com os modelos de feminilidade e masculinidade historicamente associados à região Nordeste. A metodologia adotada como aporte para a observação das músicas foi a Análise do Discurso Francesa, com base no conceito de Ethos. Para realizar a “inspeção” do forró eletrônico enquanto gênero midiático, fora utilizado o processo de análise da música popular massiva proposto por Janotti Jr., que leva em consideração aspectos como as performances e as características técnicas e econômicas presentes nas canções. Em linhas gerais, foi possível perceber que o gênero midiático se sagra importante e inovador ao dar voz às mulheres para exprimirem seus sentimentos e anseios, aspecto que não ocorria no forró tradicional. Além disso, notou-se que os homens e mulheres do forró eletrônico passaram por mudanças significativas ao longo dos anos, chegando a constituir sujeitos totalmente distintos (e, de certa forma, até contraditórios) entre si. |