Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Francisca Poliane Lima de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=105655
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Resumo: |
<font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Nesta pesquisa, enfocamos o processo criativo de algumas peças de divulgação com vistas a observar como os criativos construíram os referentes e ainda como esses mesmos referentes foram co-construídos pelos leitores. Para tanto, realizamos escuta e registro do depoimento de dois designers, em que cada um deles nos descreveu as etapas de produção de duas peças de autoria própria, e de dois leitores, que faziam parte do público-alvo dessas peças, os quais leram o material elaborado e fizeram considerações sobre as peças que leram e a forma como as interpretaram. Nosso referencial teórico compõe-se de uma revisão bibliográfica que envolve relatos de pesquisas e textos teóricos nos campos da referenciação, do design e da semiótica. Com base nesses fundamentos, intentamos mostrar como se constituíram as escolhas de formatos, imagens, cores, elementos linguísticos e ainda de que maneira todos esses recursos semióticos estavam relacionadas entre si e com o entorno, tendo em vista a hipótese de que em um processo de construção textual como esse as escolhas não são aleatórias, uma vez que a sugestão dada no momento do briefing colabora - juntamente com o entorno e com os conhecimentos acionados - na construção das pistas textuais que levam os atores envolvidos no processo a produzirem sentido com o que produzem/leem. A questão da leitura também despertou nossa atenção durante a pesquisa e, por essa razão, nos dedicamos também a observar como o que foi sugerido na criação se efetivou na recepção. Após observarmos a criação e a leitura das peças, pudemos perceber que os processos cognitivos movimentados no ato de elaboração dos layouts não se efetivam por etapas, de forma linear como numa linha de montagem. Esses processos se fazem de forma complexa, são emergentes e recorrentes. Entendemos ainda que a co-construção dos referentes pelos leitores, embora se aproxime do que foi sugerido na criação, não se dá com exatidão, tendo em vista a complexidade dos processos inferenciais. Acreditamos que seguir o caminho percorrido pelos designers em seu trabalho de elaboração e tomar ainda a leitura para complementar a trajetória da criação, nos habilitou a contemplar o modo como os interlocutores construíram consensos (e até dissensos) em torno do dizer, do como dizer e do que compreender e como compreender. Apesar de não podermos fazer generalizações, considerando que em nossa análise utilizamos dados singulares e por essa razão entendemos que não nos é permitido fazer afirmações categóricas sobre o que obtemos a partir deles, acreditamos que, ainda assim, nossa pesquisa poderá colaborar com os estudos de produção e compreensão de textos de várias naturezas, na medida em que contempla todo o processo.</span></font> |