Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Laís Cordeiro de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83993
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Resumo: |
<div style="">Na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, cerca de quinze grupos de maracatu se apresentaram no carnaval do ano de 2019. Manifestação cultural experienciada há mais de um século nessa cidade. Em suas múltiplas trajetórias, os maracatus reafirmam serem representações de cortejos de coroação de reis do Congo. Brincantes de distintas origens sociais cantam e dançam ritos das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas ao som de instrumentos percussivos. Com 65 anos de fundação, o Maracatu Rei de Paus é um dos grupos mais antigos em atividade na cidade. Vínculos familiares, relações de segredo e narrativas de tradição e autenticidade organizam a produção do cortejo carnavalesco desse maracatu. Na elaboração de alas e personagens, seus brincantes encenam índios, baianas, negras, orixás, batuqueiros, casal de pretos-velhos, princesas, príncipes, rei e rainha enquanto dançam ao som de instrumentos percussivos e cantam uma loa. Nesse contexto, estou interessada nas coproduções de personagens, brincantes, objetos e lugares na constituição das performances do Maracatu Rei de Paus. A partir de uma abordagem etnográfica multissituada, dialógica e reflexiva, analiso as agências criativas na constituição dessas performances, os sentidos de transformação que esses desempenhos expressam e as negociações e aprendizados para se viver personagens no desfile carnavalesco do grupo. Irei refletir a elaboração de figurações de gênero, raça, etnia, origem social, geração e sexualidade ativadas para ordenar e classificar personagens. Demonstrarei a criação de lugares para a realização da festa carnavalesca na cidade de Fortaleza, com destaque para as espacialidades ativadas pelos desfiles dos maracatus e as disputas entre os grupos para legitimar projetos, espaços, práticas e sentidos para a manifestação cultural. Por fim, apresento as redes de sociabilidade que tornam possível a produção do cortejo do Rei de Paus. Dessa forma, objetivo compreender sentidos, significações e relações sociais que as performances do Maracatu Rei de Paus produzem e comunicam. </div><div style="">Palavras-chave: Maracatu cearense. Performance. Marcadores sociais da diferença. Objetos. Lugares.</div> |