Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Silva, Elayne Gonçalves |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=113545
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Resumo: |
<font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esse trabalho insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada (LA) e adota como referencial teórico-metodológico a Análise Dialógica do Discurso (ADD), baseando-se, sobretudo, nas propostas de Bakhtin (2010b, 2013, 2014), de Bakhtin/Volochínov (2012) e dos intérpretes contemporâneos do pensamento bakhtiniano, tais como Brait (2010a, 2010b, 2012, 2013), De Paula & Stafuzza (2010), Discini (2010) e Ponzio (2012), dentre outros. A pesquisa se fundamenta, de maneira secundária, na noção de gênero, conforme pensada por Butler (2010) e nas discussões que Ferreira (2009, 2010) e Salih (2010) fazem sobre esse assunto. Com apoio na perspectiva dialógica, objetivamos analisar, a partir dos conceitos de carnavalização, de cronotopo e de ideologia, os traços do discurso carnavalizado e os aspectos ideológicos e axiológicos existentes na narrativa fílmica de animação Valente. O filme em questão foi dirigido por Brenda Chapman e por Mark Andrews e produzido no ano de 2012 pela parceria estabelecida entre os estúdios Disney e Pixar. A partir de nosso estudo, foi possível identificar, nessa produção cinematográfica, uma problematização dos papeis de gênero e de como os indivíduos são tratados de modo assimétrico, com base no fator do gênero. Também foi possível perceber, através da análise das dimensões verbal e não verbal da linguagem que organizam essa animação, que os signos verbais e visuais manifestam orientações ideológicas e julgamentos de valor dos produtores de Valente e de suas personagens. Além disso, a investigação permitiu-nos observar que essa película apresenta várias marcas da cosmovisão carnavalesca, como a paródia medieval, o ritual de coroação e destronamento, o cronotopo rabelaisiano, a concepção grotesca do corpo, dentre outras. A partir da análise dessa obra fílmica, pudemos perceber, ainda, que Valente estabelece relações de sentido (relações dialógicas) com outras animações, parodiando carnavalescamente diversos elementos destes textos narrativos e, em suma, alterando os sentidos construídos nestes materiais multissemióticos.</span></font> |