Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Souto, Regina Nascimento |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=51965
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Resumo: |
O objetivo maior de nosso trabalho é demonstrar os elementos de intertextualidade existentes entre duas obras cinematográficas: Janela Indiscreta, de Alfred Hítchcock, e Duble de Corpo, de Brían de Palma. No entanto, a nossa análise dos elementos intertextuais somente se toma viável se partirmos do pressuposto metodológico de que, assim como a obra literária, o cinema constitui-se de signos, os quais podem ser lidos e interpretados. Desse modo, o percurso de desenvolvimento de nossa pesquisa nos leva à definição do conceito de signo, a partir da Semiótica, em acordo com os referenciais teóricos de Peirce, Santaelia, Lotman, Sousa, Lopes e Hemandes, dentre outros estudiosos do assunto. Ao provarmos que a linguagem cinematográfica encadeia relações simbólicas, relativas à articulação entre o significado e o signifícante, tomamo-nos aptos a apontar os elementos de intertextualidade existentes entre os dois filmes, conquistando, assim, o objetivo principal proposto. A intertextualidade, portanto, é a nossa mais importante categoria de análise, a qua3 serádelimitada a partir do referencial teórico de autores como Kristeva, Kock, Orlandí e Carvalhal. O trajeto dessa pesquisa inicia-se na definição das categorias de análise (cinema. Íntertextuaïidade e semiótica), passando pela descrição da vida e obra de ambos os autores e desaguando, ao fim de nosso terceiro capitulo, nas relações intertextuais entre as duas obras cinematográficas. Como conclusão de nossa investigação, pretendemos demonstrar a possibilidade de interpretação de obras do Cinema, apontando as relações intertextuais existentes entre vários elementos dos dois filmes por nós escolhidos. Palavras-chaves: Intertextualidade, Semiótica, Cinema, Alfred Hitchcock, Brian de Palma. |