Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Silva, Evandro Pereira da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=101288
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Resumo: |
<font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esta pesquisa é sobre os fundamentos de uma ética nos Ensaios de Teodiceia. Para tanto, nosso caminho se desenha pela criação do mundo que, está no âmbito das ideias de Deus, concomitantemente, com todas as existências e leis da natureza, que se propõem ao princípio do melhor e o mais perfeito. Ademais, entram nesse escopo a sabedoria e a bondade como elementos de completude a ética leibniziana desde a criação. Entretanto, a ética de Leibniz permeia pela questão do mal. Não obstante, Leibniz visualiza Deus como Criador do melhor dos mundos possíveis. Neste preceito, para nos conduzir à ética leibniziana é indispensável entendermos sobre a noção de substância, sobretudo, como expressão do Universo. O texto estabelece uma analogia que, a ética nasce do vínculo existente entre Criador e criatura. Assim, a criação do mundo e do indivíduo é imprescindível a racional ordem da natureza, bem como pela via da conexão entre atividade e razão suficiente, no âmbito das ideias de Deus. Enfim, com a perfeição metafísica, é possível um vislumbrar da ação ética do indivíduo como essência derivada da substância primeira. O indivíduo busca a felicidade e a virtude de agir bem e evitar os males, isto lhe serve como otimização da harmonia, ainda como inclinação pelos elementos advindos do ato da divina ética da criação.</span></font> |