Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Cavalcante, Lincoln Cruz Melo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=113241
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Resumo: |
A seguinte pesquisa tem como finalidade investigar a construção do pensamento queer, relacionado-o aos debates em gênero e sexualidades, por meio do cinema queer/cuir brasileiros e também elucidar questões importantes acerca do corpo, performatividade e poder, pegando como ponto de partida as múltiplas questões e subjetividades em que essas produções cinematográficas trazem, isto é, as mensagens, efeitos, praticas, narrativas, estética, referencias e elementos simbólicos que compõem a estrutura fílmica das obras aqui analisadas. Os estudos queers estão diretamente relacionados a essa intersecção entre os diálogos de gênero e sexualidades e nas diversas significações presentes na formação, práticas e relações que se inscrevem as identidades sexuais desviantes que fogem do padrão heterocissexual nos mais diferentes contextos sociais. O cinema aqui é encarado como um lócus de criação marcado pelas experiências, interações, individualidades e narrativas desses sujeitos. Os filmes selecionados para o desenvolvimento da pesquisa são: O beijo no asfalto (1980, Bruno Barreto), Madame Satã (2002, Karim Ainouz) e Tatuagem (2013, Hilton Lacerda) Palavras chaves: cinema; queer; gênero; sexualidades. |