Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Nicholas Gomes Viana de |
Orientador(a): |
Ciotti, Naira Neide |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45852
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Resumo: |
Esta pesquisa visa refletir sobre a performatividade de gênero existente na minha prática cênica como professora drag queen performer. Nesse sentido, como estratégia metodológica relato minha formação em criação enquanto uma pessoa queer em processo pessoal de desidentificação. Desse modo, por um lado, utilizei a sala de aula como lugar de laboratório de performance, a fim de compreender a corporeidade presente no estado queen, e, por outro, a partir de experiências busco dialogar com pessoas marcadas por uma narrativa de resistência em performance queer. Os espaços abordados nesta dissertação são territórios de poder que se reconfiguram através das andanças de um corpo dissidente, clamando contra a normatividade e a ordem compulsória. O resultado desta dissertação é um relato, na forma de texto-performance de um corpo em trânsito migrando por caminhos errantes que se contaminam além das fronteiras para revelar suas práticas de performance e a criação de um laboratório drag. |