Para além das fronteiras do gênero: a performance drag queen e seus repertórios críticos e subversivos nas redes on-line

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Bezerra, Pedro Henrique Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=113375
Resumo: O ponto de partida e chegada desta tese são as performances e performatividades de três drag queens: Katrina Addams, Samira Close e Rita von Hunty. O problema central aqui levantado é a questão de como elas se utilizam de elementos críticos e potencialmente subversivos em seus repertórios digitais. O objetivo geral é analisar as performances dessas drag queens nas mídias digitais para entender como operam os repertórios críticos e reflexivos por elas empreendidos. Para alcançar esse objetivo, o estudo adota uma metodologia que inclui a reflexão sobre o paradigma teórico-metodológico da sociologia digital, uma arqueologia do saber e o estado da arte sobre a construção do conhecimento sobre drag queens no Brasil, a análise de dados sobre a produção de vídeos nos canais das drags no YouTube e a reflexão teórica sobre conceitos como performatividade de gênero, performance cultural, decolonialidade, artivismo e futuridade queer. A medula espinhal da tese é a ideia de que existe um repertório específico mobilizado por essas drag queens na operacionalização de performances e performatividades, repertório esse que as diferencia expressivamente de outras formas de fazer drag pelo mundo, a exemplo da estética advinda da influência do reality show RuPaul’s Drag Race (RPDR). Elas utilizam a arte como uma forma de resistência e de construção de um futuro mais inclusivo e diverso, propondo novas formas de se entender o gênero e a cultura drag. A principal conclusão da tese é que as drag queens Katrina Addams, Samira Close e Rita von Hunty utilizam o universo drag para discutir pautas importantes da sociedade, como a LGBTQIAP+fobia e a política brasileira, e contribuem para construção de uma futuridade queer.